quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PROJETO: Minhocário e Horta Suspensa

 FALTA DE ESPAÇO A NÃO É PROBLEMA PARA QUEM QUER CONSUMIR PRODUTOS NATURAIS.
PROJETO MINHOCÁRIO E HORTA ESCOLAR SUSPENSA

A direção e supervisão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo, juntamente com professores e alunos vão contar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desportos de Sobradinho pois tiveram a brilhante iniciativa na elaboração de um projeto para propiciar o comprometimento com o meio ambiente, a saúde e a alimentação saudável.
A iniciativa partiu da diretora Sra. Dula Estela Dors e da Supervisora Escolar Sra. Carina Elisângela Arndt que juntamente com os professores Sra. Patrícia de Pelegrin e o Sr. Cláudio Antônio Westphalen desenvolveram o projeto motivando os alunos da escola.
O projeto minhocário e horta escolar suspensa têm como objetivo formar cidadãos preocupados e engajados na preservação do meio ambiente, além de melhorar a qualidade de vida. Também é uma oportunidade para novas descobertas, reeducar e estimular alimentação saudável. Pesquisas e debates sobre questões alimentares e ambientais também fazem parte do projeto.

O lixo produzido na escola favorece a aprendizagem em Educação Ambiental e fazendo a separação de forma adequada ajuda a minimizar o impacto que os resíduos causam na natureza. Os restos orgânicos quando decompostos corretamente em minhocários, têm potencial para serem reutilizados como biofertilizantes e compostos orgânicos. Além disso, apresenta uma solução prática e simples para a destinação adequada dos resíduos orgânicos transformando-os e reutilizando-os na horta suspensa.
A falta de espaço não é problema para quem tem criatividade e quer consumir produtos naturais. Além de ser uma atividade que proporciona alegria e bem estar, oferece uma possibilidade de aprender um oficio simples, mas que pode trazer sustentabilidade para a família.
Os alunos participaram no processo de elaboração do projeto, desde a escolha do material usado e por eles trazidos à escola, até a colheita e consumo dos alimentos produzidos. Inclusive os alunos serão responsáveis pelo recolhimento diariamente e pela separação do lixo seco do lixo orgânico.
“O modelo proposto para fazer a horta suspensa é composto com garrafas PET e com tambores cortados na horizontal. Desta forma possibilita cultivar temperos como salsinhas e cebolinhas, ervas medicinais, flores, alfaces e todo tipo de plantas de pouca raiz. Embora seja uma horta compacta, seus produtos podem ser consumidos enriquecendo a merenda escolar. O aluno deve realmente criar responsabilidade em torno de tudo o que diz respeito à natureza e também ao lugar em que vive, como a escola e a sua casa. Sabemos que o trabalho se torna muito mais rico quando eles aprendem a plantar e a colher os alimentos por eles cultivados. E estes alimentos são servidos e consumidos na merenda escolar”.

Além disso, o projeto tem como objetivo despertar o aluno para que ele consiga criar na sua casa um minhocário e uma horta suspensa usando material reciclável sem que isto possa gerar custos e produzir alimentos saudáveis que serão consumidos pela família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário